A avaliação física é fundamental no processo do treinamento esportivo e também na prescrição de exercícios físicos, para manutenção ou melhora da saúde e da qualidade de vida.
Considerado o melhor parâmetro para avaliar o estado nutricional de uma pessoa, ou de um grupo populacional específico, o procedimento é composto por um conjunto de medidas que servem para identificar a composição corporal. Durante a avaliação, será mensurado o percentual de gordura, de massa magra e a flexibilidade do atleta.
Curiosidades sobre a gordura corporal
Anatomicamente, a gordura é sempre maior na mulher, que tem entre 6 e 11% a mais de gordura corporal do que os homens. Segundo alguns estudos, o estrogênio diminui a habilidade do organismo da mulher de queimar energia após comer, resultando em mais gordura a ser armazenada ao redor do corpo.
Embora o homem consuma maior quantidade calorias diariamente, com aproximadamente 15% a mais de massa muscular do que as mulheres, ele gasta mais calorias em repouso, pois quanto maior a massa muscular, maior a taxa metabólica basal (TMB).
O peso corporal é definido pelo balanço entre o consumo de energia contida nos alimentos e o gasto energético das atividades do dia a dia. Ou seja, não importa o quanto você treine para emagrecer, deverá também cuidar de sua alimentação para obter o resultado esperado.
Já diz o ditado: “você é o que você come”!
Eduardo Arzua Técnico de corrida, avaliador físico e Personal Trainer
Nenhum comentário:
Postar um comentário