terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Musculação (Super série)


SISTEMA DE SUPERSÉRIES

As superséries deselvolveram-se em dois sistemas distintos. Um usa várias séries de dois exercícios para os músculos agonistas e antagonistas de uma parte do corpo. Exemplo rosca direta e triceps testa. Tal sistema é um dos mais efetivos para aumentar a força muscular.
O segundo tipo de supersérie usa uma série de vários exercícios em rápida sucessão para o mesmo grupo muscular ou parte do corpo. Um exemplo disto é uma série de cada exercício de puxada frente, remada sentada e remada inclinada. Ambos os tipos de supersérie envolvem séries de 8 a 10 repetições com pouco ou nenhum descanso entre as séries e exercícios. AS superséries são populares entre os fisiculturistas, sugerindo que resultem em hipertrofia muscular. Se o seu objetivo de treinamento é produzir aumentos na hipertrofia muscular as superséries merecem consideração.

Livro: Fundamentos do treinamento de Força Muscular 2º Edição
Autores: Steven J. Fleck; William J. Kraemer

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Prevenção relacionada ao calor e a umidade


Obviamente, as condições do tempo nem sempre serão ideais para todos os treinos, aulas ou competições. Sendo assim, se você estiver em um local de clima quente ou se treina durante o verão, terá de tomar medidas preventivas. Os atletas se adaptam a altas temperaturas e umidade se houver tempo, um período de sete a dez dias aproximadamente. Durante esse tempo, faça treinos curtos com níveis de atividade variando de baixa a moderada e dê intervalos para tomar água a cada 20 minutos. Não utilize roupas de vinil pois ele impede a evaporação do suor e portanto, não permite que o corpo se resfrie (Intermação). Atletas acima do peso, muito musculosos ou fora forma estão propensos a sofrer as doenças do calor. Aqueles que sofreram anteriormente de doenças do calor ou se exercitam com muita intensidade também correm riscos. Esses atletas devem ser observadoS CUIDADOSAMENTE E TER INTERVALOS PARA TOMAR ÁGUA A CADA 15-20 MINUTOS. Se pese antes e depois de cada treino ou competição, tome dois copos de água para cada meio quilograma que tiver perdido pelo suor. O melhor líquido para beber é a água resfriada, porque o estômago a absorve mais rápido do que o faz com bebidas esportivas ( Isotônicos).